sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

E aquela garota na sua história?



E a sua personagem feminina?

Senta ai, vamos conversar.

 

Hoje em dia vemos que personagens femininas são muito mal utilizadas em histórias, as poucas que geralmente aparecem são extremamente mal feitas, tanto que grande maioria dos leitores masculinos não se interessam por elas. Compreensível, grande parte das personagens femininas não passam de Mary Sues, garotas perfeitas sem qualquer falha aparente. 


Por isso, meu amigo, vou lhe ensinar como planejar uma boa personagem feminina!

Primeiramente lembrem-se de fazer a aparência dela não ser irreal, digamos, uma guerreira que luta pelo bem estar, ela não vai ser uma mulher com tempo para cuidar sempre da pele, muito menos para cuidar do cabelo, geralmente o seu cabelo seria mal cuidado ou seria simplesmente cortado. Claro que existem exceções, algumas personagens podem ser muito excêntricas e carregar produtos de beleza por ai. 

Outra coisa muito importante sobre a aparência das personagens é: Não deixe a aparência ser o motivo da personalidade, mas sim o contrário. Explicando melhor, não faça a aparência de seu personagem interferir na personalidade dele, digo, nem toda garota loira de olhos verdes é uma grande heroína perfeita e boazinha, muito menos uma garota invejosa que odeia todos ao seu redor que não sejam ela.

Também não sejamos forçados e coloquemos uma mulher de aparência feita para agradar os outros, tipo uma garota gordinha que seja uma lutadora ou coisa do tipo. Aventureiros não costumam ser gordinhos por sempre estarem em constante movimento e constante batalha. Muito menos uma personagem extremamente bem peitada.

Julgar uma personagem por sua aparência é reduzir sua própria personagem para algo banal e bobo.

Não faça ser perfeita demais. Digamos, para sua personagem ser real ela precisa de defeitos como qualquer outro, sua personagem pode ser uma pessoa com super poderes, ela pode ser também muito boazinha e poderosa, mas ainda assim ela precisa de defeitos. Ela precisa de uma fraqueza, ela pode ser boazinha ao ponto de sempre ver o lado bom nas pessoas e isso trazer problemas. 


Viu? Não é algo difícil, e esses pequenos pontos são extremamente necessários na hora de montar uma personagem.


Não faça todos os problemas serem resolvidos por ela, lembre-se que existem outros personagens e a luz não pode ser 100% dela. Os outros precisam existir também e eles não podem ser inúteis comparados com a principal, isso acaba tirando o gosto de realismo da história. 


E por fim, torne-a moldável, faça uma personagem que pode ser modificada, pessoas crescem e amadurecem, personagens femininas em geral ficam sempre na mesmice em muitas histórias, mas elas precisam crescer e mudar.

Não faça estereótipos.

Mulheres não são todas iguais, tanto em aparência quanto em personalidade, podemos ver uma mesmice enorme nas personagens. 


E lembrem-se, MULHERES NÃO SE ODEIAM. Não façam o velho plot de todas as garotas serem inimigas, tirando um pequeno grupo floco de neve.



O resto eu deixo por você amigo, obrigado por ler e boa sorte com a criação de personagens.



Um comentário:

  1. Ótimo post, foi bem gostoso de ler. Sabe, eu me tornei uma pessoa bastante fissurada por criação de personagens nos últimos anos, e uma coisa que sempre me intrigou foi a natureza das personagens femininas. Como gostaria de me sentir representada? É o que sempre me perguntei. Seu post esclareceu várias coisas e é um bom ponto de partida para "abrir" os olhos dos futuros escritores/roteiristas. Estamos em tempos em que temos sede por personagens femininas mais marcantes, mais cativantes. Os últimos filmes de animação de vários estúdios mostram essa tendência. Para qualquer um que queira se lançar no mercado, trabalhar com quadrinhos e tudo mais, já passou da época de pararmos de ver o público masculino como dominante e começarmos a ser mais sensíveis com o público feminino. Belo post!

    ResponderExcluir