sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Os relacionamentos do seu personagem!



Olá Escritores!
Hoje vim falar um pouco sobre sua personagem e os amigos dela.

Vendo que atualmente as personagens não são tão bem construídas eu resolvi que iria fazer um grupo de coisas que explica como fazer sua personagem. Eu resolvi escolher pelo o que eu acho mais importante e que eu menos tenho visto sendo bem utilizado em livros, histórias e fanfics.

É claro, eu estou falando do relacionamento das personagens.

Algo estranhamente comum em fanfics é a preocupação que os criadores tem apenas com o principal, se esquecendo de todo o resto. Acontece que a personagem não é bem explorada caso você não saiba deixar bem claro como ela se relaciona com outras pessoas.

Há casos de personagens que são completas antissociais, mas isso não quer dizer que eles não irão uma hora ou outra acabar convivendo com outras pessoas, mesmo que sejam FORÇADAS a isso.

E por isso, estou aqui para te ajudar a fazer uma personagem mais real!





 
1.       Veja seus relacionamentos!

Não estou dizendo para se basear em seus relacionamentos, embora essa não seja uma má ideia. Mas quando você se avalia, você tem a capacidade de avaliar sua personagem. Digamos que seus amigos não falem direito com você, ou você se afasta deles. Você vai ter uma concepção melhor sobre esse tipo de relação, você a viveu, para você vai ser mais fácil falar sobre ela.

Com isso você vai ter uma facilidade maior de interpretar certos tipos de relação e evoluir um pouco mais a relação e certamente, adaptar ela ao mundo que gira em torno de sua personagem.

Mas lembre-se. Caso sua personagem não seja igual a você, essa dica não vai funcionar muito bem.



2.       Quem é seu personagem?

Essa é importante, mas digamos que antes de fazer uma personagem você precisa conhecê-la de verdade. Para isso você precisa se aprofundar no mundo da sua personagem e escavar cada mínimo pedaço dele. Procure fazer uma ficha, escrever um formulário, fazer algumas cenas.

É importante também que você consiga definir sua personagem em uma única palavra, caso você não consiga tente reavaliar seus conceitos, uma personagem que não pode ser definida pelos seus leitores é uma personagem sem significância e desinteressante.



3.       O que faz sua personagem se relacionar com outras pessoas.

Por que sua personagem se relaciona com outras? Ela tem algum motivo especial ou ela simplesmente gosta? Devemos pensar nisso, caso contrário acabamos por fazer algo forçado. Digamos que sua personagem conversa com um garoto por um interesse, chega a ser forçado colocar que ela faz tudo com o maior prazer, sendo que parte dela vai estar com uma bela má vontade.

Caso ela se relacione com uma pessoa por amor, ela não vai agir normalmente com o personagem, as reações dela serão diferentes dela com os amigos normais dela.

Com um inimigo também, ela não vai gostar dos passos que ela dá, mesmo que seja uma pessoa que perdoa, ninguém consegue confiar totalmente no próprio inimigo.



4.       Saber separar.

Uma coisa importante é saber separar as amizades. Eu sempre construo uma tabela para mostrar o que é o que para o personagem. É errado forçar vários melhores amigos para o personagem, até por que soa estranho todos serem amigos da principal.

 

5.       Os outros personagens também são amigos.

O protagonista não é a única personagem que tem amigos, assim como ela, outros devem se relacionar entre si também, são todos do mesmo grupo. Isso é um erro muito comum, feito até em grandes livros.

Mas tem sempre de levar em conta que os coadjuvantes não estão lá apenas para carregar o personagem, eles tem uma história também. Então é sempre importante descrever a amizade deles com outros personagens, explicar como eles se relacionam com outros personagens e no que isso afeta o principal.



Obrigado pessoal. Isso é o que eu deixo por hoje, nos vemos em breve e até logo.
friends goodbye phoebe buffay go away bye bye

Um comentário:

  1. Bom texto para fazer pensar, até eu mesma, que sempre dei importância para personagens, tive boas ideias com esse texto. Fazer uma tabela e organizar bem os personagens é bem prático e melhora a visualização que você tem de sua história. Belas dicas =)

    ResponderExcluir